Em 25 de maio de 1977, chegava aos cinemas o início de uma saga que marcaria definitivamente a história da sétima arte. “Star Wars – Uma Nova Esperança” introduziu um conflito intergalático entre a Aliança Rebelde contra as tropas de um dos vilões mais icônicos de todos os tempos: Darth Vader. De lá para cá, a história dos Jedis que lutam para defender o universo da influência do Império ganhou outros seis filmes, uma série animada e, mais recentemente, outros projetos para cinema que resgatam história pouco exploradas e o passado dos personagens centrais da trama.
Para lembrar os 40 anos do início da franquia, decidi fazer um ranking para elencar, do melhor ao pior, todos os filmes lançados a partir do universo criado por George Lucas.

1) O Império Contra-Ataca (1980)
Sempre que uma sequência é anunciada, a expectativa é saber se o filme vai conseguir manter o ritmo do original. No caso de “O Império Contra-Ataca”, o longa cumpriu com a tarefa e superou todas as expectativas. Após a introdução da saga, o segundo filme avança na busca de Luke Skywalker (Mark Hamill) por suas origens e por mestre Yoda, para se tornar um Jedi. No caminho para dominar “A Força”, Skywalker enfrenta Darth Vader e descobre uma das revelações mais clássicas do cinema: “Luke, I am your father”.

2) Uma Nova Esperança (1977)
Pela primeira vez, os espectadores foram apresentados ao conflito entre o Império e os rebeldes. Também foi a primeira vez que a música instrumental de John Williams invadiu as telas e marcou para sempre uma saga de filmes. É inegável que a trama e a estética de “Uma Nova Esperança” contribuíram com uma parte importante da história do cinema, que fez muitos pirarem com esse novo e inexplorado universo, introduzido por George Lucas.

3) Rogue One – Uma História Star Wars (2016)
Até então, tudo o que se sabia era que os planos de construção da Estrela da Morte, principal arma do Império, tinham sido roubados por um grupo ligado a Aliança Rebelde. A partir desse pequeno detalhe, citado no início da saga, surgiu o primeiro filme fora da cronologia original. Na medida certa, “Rogue One” soube respeitar as referências, mas construiu uma “musculatura” própria e caminhou com identidade própria. O resultado foi um ótimo filme, que honrou os melhores momentos da saga.

4) O Retorno de Jedi (1983)
A conclusão da trilogia inicial trouxe os planos do Império em reconstruir a Estrela da Morte e derrotar os rebeldes. Em “O Retorno de Jedi”, Skywalker e Darth Vader se enfrentam pela última vez, mas a interferência do Imperador faz com que o pai do Jedi encontre uma forma de redenção. Antes de tudo isso, no entanto, Luke busca liberta Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das garras de Jaba.

5) O Despertar da Força (2015)
A missão era das mais difíceis e poderia resultar muito mal. Como ressuscitar uma franquia histórica e com um arco narrativo fechado em seis filmes? Ao que parece, o diretor J. J. Abrams sabia exatamente o que fazer e presenteou os fãs da saga com “O Despertar da Força”, uma retomada muito bem escrita e dirigida, que não ficou devendo em nada aos filmes originais. Abrams acertou, também, em resgatar a estética dos primeiros filmes, bem distante dos efeitos mirabolantes e da aparência de “videogame” dada aos episódios I, II e III. E, de quebra, o filme ainda deixou os fãs chocados com o desfecho de um personagem clássico.

6) A Vingança dos Sith (2005)
A transformação de Anakin Skywalker (Hayden Christensen) em Darth Vader era um dos momentos mais aguardados da franquia e, de fato, as cenas que selam o destino do vilão e de seus filhos são momentos marcantes de “A Vingança dos Sith”. O lado político da trama também se destacou, com as cenas do momento final da República e do início do Império. O episódio ainda mostrou a queda dos Jedis e a ida de mestre Yoda para um exílio, até que “Uma Nova Esperança” surgisse na galáxia.

7) A Ameaça Fantasma (1999)
Depois de dezesseis anos do desfecho da saga, George Lucas revelou aos espectadores como todos os conflitos começaram. Diante da interferência da Federação Comercial no planeta Naboo, a rainha Amidala (Natalie Portman) recebe a proteção dos Jedis Qui-Gon (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). “A Ameaça Fantasma” ainda introduz o jovem Anakin Skywalker (Jake Lloyd), aquele que parece estar predestinado a mudar os rumos da galáxia. Foi o filme que inaugurou a estética de “videogame” da franquia, criada a partir do abuso de efeitos e computação gráfica.

8) O Ataque dos Clones (2002)
De longe, o menos interessante de todos. O filme introduziu o lado romântico da saga, com o envolvimento amoroso entre Anakin (Hayden Christensen) e Amidala. “O Ataque dos Clones” trouxe os Jedis novamente para proteger a agora senadora de Naboo e reforçou o lado político da saga, com as discussões iniciais sobre a permanência da República. O longa, no entanto, traz momentos arrastados, que acabam enfraquecendo a narrativa.
