Séries

“Hacks” e “Ted Lasso”: o melhor da comédia disponível no streaming

A risada sempre foi importante para a vida, mas, venhamos e convenhamos, se já não era, tornou-se item de primeira necessidade nos últimos tempos. A realidade se impõe com tanta força no nosso dia a dia, marcado por inúmeras questões políticas e problemas ainda relacionados à pandemia, que é fundamental encontrarmos formas de manter a sanidade mental. Para quem procura isso no entretenimento oferecido pelas plataformas de streamings, duas comédias são ideais: “Hacks”, da HBO Max; e “Ted Lasso”, da Apple TV+.

Em “Hacks”, Jean Smart interpreta Deborah Vance, uma comediante de stand-up no “piloto automático”. Mesmo amparada por contratos milionários de negócios que levam a marca dela, a artista se vê diante de uma crise quando a residência que conquistou em um hotel-cassino, em Las Vegas, fica ameaçada. Para tentar trazer alguma novidade aos shows, a personagem contrata Ava (Hannah Einbinder), uma jovem roteirista também com a carreira em crise, mas de estilo de humor aparentemente oposto.

Inserida na rotina luxuosa de Deborah, Ava esbarra na resistência da comediante em abraçar a proposta de investir em novas ideias. Soma-se a isso o conflito de personalidades que as duas vivem. Enquanto a artista de stand-up dá a impressão de ser egocêntrica, deslumbrada e nada amigável, a roteirista não consegue deixar de dizer o que pensa e considera o tipo de humor que escreve mais refinado do que aquele apresentado pela nova parceira ao público de Vegas.

Em dez episódios, “Hacks” faz o espectador dar boas risadas com o embate entre Deborah e Ava. O texto é inspirado, dinâmico e, especialmente, muito rico. Os diálogos e as situações as quais as personagens são submetidas são construídas a partir de reflexões sobre a evolução do humor, questões geracionais e da busca do ser humano em criar conexões afetivas. Essa comédia inteligente vai revelando aos poucos as camadas mais profundas das protagonistas e cria uma forte empatia com quem assiste.

Divulgação/HBO Max

Ainda que o roteiro faça algumas escolhas óbvias para estabelecer o elo entre os universos da comediante e da roteirista, “Hacks” constrói muito bem as personagens. Deborah, por exemplo, é encarada como uma megera ultrapassada por Ava, mas, aos poucos e junto com o espectador, a jovem descobre o caminho difícil que a parceira precisou trilhar para chegar ao sucesso, enfrentando o machismo do show business e os problemas pessoais que vieram com a fama.

Boa parte do êxito da série se deve ao trabalho espetacular de Jean Smart, que dá o tom da comédia. Vivendo uma artista consagrada e temperamental, a atriz transita bem entre os momentos de confiança e insegurança, valorizando cada nuance que a personagem tem a oferecer, sem contar o carisma que ela consegue emprestar à comediante. Além da também ótima Hannah Einbinder, a produção conta com bons coadjuvantes, como Carl Clemons-Hopkins, Paul W. Downs e Poppy Liu.

Acerto da HBO Max, “Hacks” já foi renovada para a segunda temporada e tem boas chances no Emmy 2021, onde concorre em 15 categorias.

Futebol e esperança

O que pode acontecer quando um treinador de futebol americano é chamado para treinar um time de futebol, esporte que ele desconhece totalmente as regras? Esse é o pontapé inicial de “Ted Lasso”, comédia disponível na Apple TV+. A contratação de um técnico sem o mínimo de experiência parece um desastre e é mesmo, mas a graça está exatamente nisso.

Ted Lasso (Jason Sudeikis) viralizou na internet por conta de uma dança que fez com os jogadores do time que treinava nos Estados Unidos. Sem saber o que é um impedimento e, até mesmo, em quantos tempos se divide uma partida, o treinador aceita o convite para assumir o Richmond, uma equipe que luta para não ser rebaixada da Premier League, na Inglaterra. A contratação é, na verdade, uma estratégia de Rebecca (Hannah Waddingham), que assume o comando do time após se separar do ex-marido e jurar que vai destruir o clube, uma das grandes paixões dele.

Na chegada ao país, além das diferenças culturais, Ted encontra torcedores incrédulos; uma imprensa especializada feroz; e um time desorientado. Todos subestimam o novo treinador, que não é somente despreparado, como também é um otimista incorrigível. Com pouca prática e muita disposição para mudar a mentalidade dos jogadores, o protagonista aposta em táticas motivacionais e tenta despertar a esperança de cada integrante da equipe.

Divulgação/Apple TV+

“Ted Lasso” é uma série que não tem a menor pretensão de inventar a roda, mas que conquista pelo humor afiado. Seja fazendo piada com o choque cultural de um norte-americano na Inglaterra ou pelas situações constrangedoras, quase sempre provocadas pelo excesso de otimismo do protagonista, a risada é inevitável.

Impressiona como o roteiro constrói bem os personagens. Com o andar dos episódios, o sempre empolgado e aparentemente inabalável Ted vai revelando frustrações, inseguranças e até momentos de fúria, algo que parece impossível nos primeiros episódios. Esse cuidado em expor camadas aos poucos também é visto em personagens coadjuvantes, todos com funções bem definidas e ricos em possibilidades.

Fazer rir não é a única função de “Ted Lasso”. Quando menos espera, o espectador fica contaminado pelo otimismo e a esperança que brotam das palavras e atitudes do treinador que entende muito de pessoas, ainda que não saiba muito bem como vencer jogos de futebol. Não se acanhe se você se pegar torcendo fervorosamente pelo Richmond e por todos os personagens. É uma reação incontrolável.

“Ted Lasso” e “Hacks” representam o que há de melhor atualmente na comédia disponível nas plataformas de streaming. Bem escritas, essas séries deixam o espectador com um sorriso no rosto durante toda a exibição, aquecem o coração e proporcionam algum alívio à realidade. E quem é que não está precisando disso hoje em dia?

Em tempo: “Ted Lasso” também é destaque no Emmy 2021, concorrendo em 20 categorias. Recentemente, estreou a segunda temporada e já foi renovada para mais um ano.

HACKS (primeira temporada)

ONDE: HBO Max

COTAÇÃO: ★★★★ (ótima)

TED LASSO (primeira temporada)

ONDE: Apple TV+

COTAÇÃO: ★★★★ (ótima)

Deixe um comentário