Sobre o blog

O “Trocando de Canal” surgiu, em 2011, da iniciativa do jornalista Erick Rodrigues. Recém-formado, quis unir o interesse por televisão ao exercício constante da escrita. A proposta do blog sempre foi organizar e compartilhar ideias, opiniões e reflexões sobre produtos de entretenimento, como séries, novelas, programas e minisséries.

Em 2014, resgatando um projeto antigo, surgiu o blog “Pipoca & Projetor”, com foco em obras cinematográficas, fossem elas lançadas nas telonas ou no streaming.

Colocando em prática uma vontade antiga, o conteúdo dos dois blogs foi unificado neste espaço. Depois de considerar uma mudança de nome, que representasse igualmente os universos do cinema e da televisão, por uma simples questão de apego, o título “Trocando de Canal” foi mantido.

Uma pesquisa resultou na justificativa para essa escolha. Canal, segundo definição do “Dicionário de Comunicação”, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, “é todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, através do espaço e do tempo. Meio pelo qual a mensagem, já codificada pelo emissor, atinge o receptor, que a recebe (em código) e a interpreta”.

Mudamos de canal o tempo todo em busca de informação, entretenimento, reflexão e identificação. Zapeamos por emissoras e plataformas de streaming; deixamos o conforto do lar ávidos para nos sentarmos em uma sala escura, cercados de desconhecidos, compartilhando uma história transmitida por uma tela grande. Cinema, televisão, streaming, tudo cabe na vida. Tudo cabe aqui.